Coisa que turista não vê

Estou morando há três meses em Porto Seguro (BA) e já deu para perceber que a cidade está longe de ser o paraíso das festas e belas praias dos anúncios de operadoras de turismo.

Tem, sim, paisagens paradisíacas, como as das fotos que eu coloco aí no cabeçalho, mas…

Na rua em que eu moro, em um dos melhores bairros da cidade, não há calçamento e os buracos e poças d’água se acumulam com as fortes chuvas, que são mais ou menos constantes.  Quando a chuva passa, os moradores muitas vezes pagam do próprio bolso o conserto da rua, já que, quando o serviço é solicitado à Prefeitura, o atendimento costuma ser demorado e, desnecessário dizer, sai mal feito.

Agora, a mais nova “contribuição” da Prefeitura para a infraestrutura e limpeza urbana foi a redução, pela metade, da coleta de lixo em toda a cidade. Na minha casa, com apenas duas pessoas, é possível sobreviver com a coleta apenas três vezes por semana. O problema é que a redução também atinge os estabelecimentos comerciais e a famosa Passarela do Álcool. Com o fluxo avassalador de turistas nesta época do ano, dá para imaginar como está a principal rua da cidade?

Isso sem falar no recente surto de meningite, que resultou na morte de quatro pessoas (algumas mal diagnosticadas: o médico achou que era dengue e as mandou para casa), no assassinato de dois professores que representavam uma associação de classe, da falta de policiamento e dos crimes constantes que pautam os noticiários locais.

Por tudo isso, vi hoje no You Tube um vídeo que expressa bem os sentimentos de quem mora por aqui: “Quero morar numa propaganda do Governo da Bahia!”

Vale a pena conferir.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Política

2 Respostas para “Coisa que turista não vê

  1. Alexandre Inacio

    Oi Cylene, tudo bem?
    Tenho que admitir que duvidei que você iria para a Bahia. Agitada como vc é se acostumar ao ritmo do Nordeste não deve ser fácil.
    De qualquer forma fico feliz que você esteja bem e feliz, o que é o mais importante. Estou adicionando seu blog no meu e quando tiver um tempinho vá visitar. Obviamente que ele trata de assuntos ligados ao agronegócio (rs)
    Beijos
    Ale Inacio

    • Cylene Souza

      Estou me acostumando, Alê…rs
      Há vantagens, mas estou tendo de exercitar a arte da paciência e ponderação todos os dias.
      Vou passar lá no seu blog. Quem sabe não pego umas dicas para investir em commodities?

      P.S.: Gostou dos bodes do projeto “Sertão Produtivo”, com os brincos do governador Jacques Wagner?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s