A little too early…

Ok, I’m a little too late. O anúncio do Nobel da Paz foi na semana passada, mas eu só consegui escrever agora.

Achei totalmente precipitada a nomeação de Barack Obama ao prêmio. Ele é bem intencionado, já acenou com propostas mais equânimes para a resolução do conflito entre israelenses e palestinos, se preocupa com as mudanças climáticas, enfim, já mostrou que não é Bush Filho.

Mas…

Ainda não fez nada de concreto que o levasse a merecer o Nobel da Paz. Prestes a completar um ano no poder, Obama ainda não fechou a Base de Guantánamo (o prazo, estipulado por ele mesmo, acaba em três meses), fracassou na tentativa de obter um acordo definitivo de paz entre israelenses e palestinos, não conseguiu tirar as tropas do Iraque, não avançou o suficiente nos acordos para evitar que o Irã desenvolva armas nucleares e ainda está num dilema sobre enviar ou não mais 40 mil soldados ao Afeganistão.

Há apenas dez meses no poder, é arriscado dar-lhe um prêmio de tamanha magnitude, sem saber como serão seus próximos passos à frente da nação mais poderosa do planeta. O próprio laureado disse que estava surpreso com o prêmio e que considerava a vitória um estímulo para continuar seu trabalho, reconhecendo que, de fato, não tinha ainda uma grande ação executada para ser nomeado.

O comitê do Nobel se deixou levar por esta energia de popstar que acompanha Obama desde a campanha eleitoral e perdeu a chance de voltar os olhos do mundo para a América do Sul e o problema do narcotráfico: Ingrid Bettancourt, primeiro por ter sido opositora das Farc e depois por ter passado seis anos como refém, era, na minha opinião, o melhor nome deste ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s