O valor da marca

Recentemente, tive a oportunidade de escrever uma reportagem sobre branding em empresas de saúde e percebi uma importante evolução na forma como os gestores têm olhado para as ações de marketing de suas organizações.

Se antes o departamento de comunicação e marketing era o primeiro a sofrer cortes em tempos de crise, hoje percebo que as empresas começam a vê-lo de forma mais estratégica e utilizá-lo para buscar respostas e soluções para estes momentos difíceis.

Numa conversa que tivemos há duas semanas, o diretor geral da MV, Luciano Regus, definiu bem esta mudança:

– Acho que as empresas passam por três ciclos. No primeiro, a marca é algo não planejado, é um lançamento do empreendedor, onde começa sua história. Quando a empresa ganha maturidade, ele tem condições de reposicioná-la melhor e o próximo patamar é a própria evolução da marca já consolidada.

As empresas que entrevistei caminham, cada uma à sua maneira, para esta evolução, seja renovando seu logotipo e estruturando a comunicação, seja contratando um gestor exclusivo de branding e utilizando mídias sociais para se comunicar com seus públicos. Elas já perceberam que marca não é luxo, mas um ativo tão ou mais importante do que outro qualquer que apareça em seus balanços.

Num tempo em que a data de validade do que é novo é cada vez mais curta e em que as cópias surgem no mercado quase que concomitantemente ao lançamento do original, é por meio da marca que estas companhias vão criar relacionamento com seus stakeholders.

Se conseguirem ir alguns passos além, vão também ser amadas e conquistar a fidelidade de seus clientes, construindo as “lovemarks” definidas pelo CEO mundial da agência Saatchi & Saatchi, Kevin Roberts.

Em uma frase, Kevin Roberts explica porque toda marca deve querer ser uma lovemark:

“De forma simples, as lovemarks inspiram lealdade além da razão.”

E sua empresa? Já tem ou está construindo sua lovemark?

P.S.: Você também pode ler este post no meu blog do portal Saúde Business Web.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s